Mensagem
Caros amigos veterinários,

É com grande alegria que os convido, em nome da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), a participarem da segunda edição do Congresso Internacional de Endocrinologia Veterinária (CIABEV), a acontecer entre 15 a 17 de novembro de 2012, novamente, na paradisíaca Búzios, RJ, sede do nosso primeiro evento.

Pretendemos superar as expectativas de todos nesta nova edição, o que será um desafio por si só, visto que o congresso passado foi um sucesso, com a participação de 404 médicos veterinários, 26 horas de palestras, 27 palestrantes, três internacionais dentre estes, mesas redondas, discussões de casos clínicos e apresentação de trabalhos científicos (113 foram aprovados), apoio de 23 empresas e laboratórios do segmento veterinário, além de 11 importantes entidades de classe.

Este sucesso todo só veio corroborar a nossa crença de que esta é, sem dúvida alguma, a hora e a vez da endocrinologia veterinária. Os nossos pacientes vivem mais, são cada vez mais socializados e antropomorfizados e suas doenças refletem o modo de vida moderno e ocidental, tão propício ao aparecimento das doenças endócrinas.

Assim, as morbidades relacionadas às adipocinas, as disfunções glandulares autonômicas ou neoplasias associadas aos desreguladores endócrinos, as poliendocrinopatias autoimunes associadas às imunizações excessivas, fazem parte da nossa realidade, bem como doenças que até pouco tempo atrás só eram descritas em seres humanos e que hoje já podem ser vistas em nosso dia a dia, como os feocromocitomas, as acromegalias, os hiperaldosteronismos.

Para atendermos esta demanda crescente, pensamos em um segundo congresso mais forte, mais denso, mais específico, com maior número de palestrantes internacionais e pesquisadores de ponta. Pensamos também no seu lazer e conforto, e daí a nossa opção em novamente recebe-los em Búzios, no mesmo local do primeiro congresso e tão elogiado por todos os congressistas que o frequentaram.

Venham todos, colegas, participar conosco em mais uma jornada pelo mundo maravilhoso da ENDOCRINOLOGIA VETERINÁRIA!


Márcia Marques Jericó
Presidente do Evento e da ABEV