Página inicial Fale conosco twitter
Página inicial
Mensagem da Presidente
Comissões
Inscrições Online
Trabalhos Científicos
Programação do Evento
Palestrantes
Cursos Pré-Congresso e Oficinas
I Encontro SNBU
Reuniões Técnicas
Exposição e Patrocínios
Local do evento
Agência de Turismo
Secretaria Executiva
Secretaria Online
Mensagem da Presidente

A Universidade Federal do Rio de Janeiro e o seu Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) têm a honra de realizar a XVI edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) e convidar os bibliotecários e os profissionais de informação para participarem do evento que acontecerá entre os dias 17 a 22 de outubro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Intercontinental.

Ao longo desses mais de 30 anos, o SNBU tem sido o locus preferencial dos bibliotecários e dos profissionais que trabalham com informação no meio acadêmico, promovendo a transmissão de novos conhecimentos, permitindo a troca de experiências, divulgando avanços científicos e propondo ações e políticas na área de informação.

Em 2010 discutiremos o estado-da-arte das bibliotecas universitárias após décadas de veloz modernização, o uso e a adaptação às novas tecnologias e transformações gerenciais, fato que motivou nosso convite para a palestra de abertura, feito ao Prof. Murilo Bastos Cunha quem, em 2000, escreveu sobre o panorama das BU’s e seu futuro para o ano de 2010. A data do seminário passou então a ser perfeita para que fosse feita uma nova reflexão a qual pretendemos que seja o mote incentivador para o desenvolvimento das atividades que se seguirão.

Esta edição inova por incorporar também o II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais-Brasil (SIBD-B), que teve a sua primeira versão em 2003 como um workshop na Universidade de Campinas. Devido ao êxito e à relevância o evento passou a ser realizado anualmente no estado de São Paulo, discutindo tendências, usos e gestões no ambiente digital. A afinidade temática aproximou os dois eventos, qualificando-os e promovendo também a oportunidade de realizar um trabalho integrado entre os profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ambiente digital, acesso x posse, arquitetura da informação, preservação e conservação digital, as bibliotecas universitárias na web, competências e habilidades, padrões para bibliotecas universitárias, gestão, repositórios institucionais, acessibilidade e interação social, extensão universitárias são algumas das abordagens temáticas propostas.

A satisfação e o orgulho de trazer este seminário para a cidade do Rio de Janeiro motivam a comissão organizadora a apresentar um evento que, além de estimular o debate sobre a atuação das bibliotecas universitárias frente aos desafios das tecnologias da informação, revele o que de melhor e mais bonito a cidade pode oferecer.

O sucesso do XVI SNBU e II SIBD-Brasil é a sua participação!

Paula Maria Abrantes Cotta de Mello
Presidente do XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ

 
GAP Congressos UFRJ